sejam bem-vinhadas à r e v i s t a v í s c e r a

Entramos no outono, já em exaustão da falta. Desgoverno, falta de auxílio, falta de noção, falta de vacina e falta de afeto.

A r e v i s t a v í s c e r a surge das diversas ações que resistem contra a tendência sufocante de arte industrializada, não como uma iniciativa revolucionária em si, mas com o desejo de fortalecer iniciativas artísticas independentes brasileiras.

Fortalecer pela valorização da sua existência, pela troca entre artistas e pela venda de obras de arte. Uma revista que quer ser viva.

Buscamos inserir sempre a palavra “pessoas” para caber em nosso discurso a pluralidade de gêneros binários e não binários. Por isso e também por uma brincadeira de inversão do status quo, nos acostumaremos a usar o pronome feminino como plural indeterminado para falar com vocês, pessoas leitoras!

Esperamos que se sintam à vontade e convidadas, sempre, a nos enviar suas impressões.

Coração na mão, foto e modelagem de Zeligara (2017)

a estrutura visceral

A r e v i s t a v í s c e r a terá frequência anual.

Inicialmente, com versão digital (online) neste site e em pdf (offline). Desejamos realizar edições especiais físicas no futuro, com apoio coletivo.

Será dividida em três partes principais:

  1. temática, com chamada aberta (disponível aqui: chamada nº1!) para artistas do verbo, da música, do vídeo, da imagem e das texturas; 
  2. mapeamento,  um mapa do brasil localizando artistas, seu contato e portfólio online (se disponível), que será acumulativo pelas edições da revista;
  3. seção livre, que contará com envios diversos e também com propaganda de venda de artes brasileiras independentes.

Para enviar material temático: aguardar a chamada nº1, dia 29.04.21, neste site. -> aqui

Para enviar material para o mapeamento: minibiografia em até 499 palavras; telefone, e-mail, redes sociais ativas e site ou arquivo de portfólio -> reviscerar@gmail.com; assunto “mapeamento BRXXI”

Para enviar material para a seção livre: minibiografia em até 299 palavras; telefone, e-mail, redes sociais ativas e o arquivo a ser publicado -> reviscerar@gmail.com; assunto “livre” ou “venda”. Em caso de venda, enviar o valor, meios de pagamento e envio para a clientela.

Por que pedimos telefone, e-mail e redes sociais? A nossa motivação é gerar troca, contato e comunicação entre pessoas artistas, leitoras, admiradoras e pesquisadoras de arte. Não iremos nunca divulgar sem a permissão prévia e podemos combinar quais os contatos divulgados no mapeamento.

critérios de publicação

O desejo e o propósito da r e v i s t a v í s c e r a é divulgar arte independente brasileira do século XXI, assim como artistas. Escritoras, tradutores, redatoras, musicistas, artistas visuais, fotógrafas, escultoras, ceramistas, poetas, artistas performáticas, atrizes, dançarinas, cineastas, gastrônomas e cozinheiras, artesãs e curandeiras, tatuadoras, bordadeiras, costureiras, compositoras, astrólogas, tarólogas, zineiras; mulheres, homens e pessoas não binárias – queremos abrir um espaço de comunhão e pertencimento para as artes não comerciais.

Para isso, precisamos de alguns critérios de publicação, justamente para prezar pelo valor que reconhecemos na nossa arte.

  1. Não será veiculado discurso machista, racista, classista ou lgbtqiafóbico.
  2. A pessoa artista para publicar deve ser brasileira ou residente no Brasil, maior de 18 anos (menores de 18 anos são aceitas com permissão por escrito e documentação pessoal e parental anexada).
  3. Para publicar, a pessoa deve se considerar artista independente (ver número 7 para a ideia da revista).
  4. A curadoria da r e v i s t a v í s c e r a irá considerar o projeto e a mensagem da obra enviada. Isso poderá ser conversado e desejamos com isso fortalecer o processo das pessoas artistas. Encorajamos artistas que trabalham com múltiplas linguagens e suportes, experientes ou iniciantes.
  5. A pessoa artista deve fornecer sua identificação para que a arte seja devidamente divulgada pelas pessoas leitoras. Não publicamos anonimamente, mas aceitamos pseudônimos. Incentivamos a exibição de dados de contato para comunicação.
  6. Ao publicar, exigimos das pessoas leitoras da revista a responsabilidade com a arte independente, sempre compartilhando as artes publicadas na revista e nos meios digitais externos a revista com devida identificação de autoria.
  7. Por arte independente entendemos não somente os meios de produção e venda autônomos, mas também o princípio de liberdade criativa, temática e estética que não é contemplada pelos parâmetros comerciais. Sobre isso, também abriremos diálogo para entender o propósito da arte enviada.

abraços reviscerantes,

víscera

Publicado por zeligara

✷ arteira ✷ letróloga ✷ pesquisadora ✷ mediadora ---> contato@zeligara.com

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora